26.2.09

Arte em Processo



Neste mundo conflituoso, compulsivo em deflagrar nação contra nação, homem contra homem, numa ode à violência – mortalha do “amor universal” – é bom, muito bom, encontrar um jovem artista como THIAGO FERRAZ, que agora emerge ao universo de formas e cores, para quem tenho a honra de ser o seu “porteiro”, apresentando este catálogo.
Quem vê THIAGO FERRAZ em sua simplicidade, quase inibido, não pode, sem a sua obra em processo, imaginar o mundo de idéias coloridas que explodem do seu cérebro e a força com que as materializa! Sim, uma busca. Um começo raro, altamente promissor.
Não encontro uma “classificação” para o seu trabalho em termos de estilo final... Do que nos apresenta hoje, pode ele derivar para vários outros estilos (tradicionais ou não) como o dadaísmo, cubismo, futurismo construtivista, ou mesmo um surrealismo e um magno geometrismo simbólico... Atenção colecionadores...
Sua pintura mostra, hoje, uma engrenagem cromática de formas, figuras humanas, às vezes tratadas com a pureza da infância num ecossistema com flores, frutos e aves, ora recortes geométricos sob sistemas harmônicos por interferências e/ou predominância, intuitivamente; ora trabalha com pinceladas soltas e desenhos subjetivos, lembrando outras correntes artísticas. Uma busca consciente. Pois toda arte está engajada em tudo que já se viu ou já se fez antes!
Dificilmente, um temperamento como o de THIAGO FERRAZ ficará encarcerado em um só “modus operandi” artístico; presenteia-nos com uma “diversidade caligráfica” (um dos 7 Fundamentos Emocionais da Arte) que diferencia e evidencia o ARTISTA.
Não quero me deter no aspecto decorativo de suas telas, pois sei que tenderá sempre para a “Arte Maior” – Arte Valor-fim; sua imaginação radial se imporá, sem que um aspecto prejudique o outro.
E, já estou à espera das outras exposições! Thiago Ferraz, assim como o Sol também emerge e ilumina, traga com sua arte LUZ e PAZ para o mundo.

Jacques Weyne (Mestre-pintor)

Nenhum comentário: